Saiba como fazer o mapeamento de competências

2019-05-17T09:46:25-03:0015 março, 2018|Gestão de Competências|

Em busca do diferencial competitivo, as empresas investem em ferramentas de gestão de pessoas para conseguir potencializar o trabalho desenvolvido pelos recursos humanos e preencher as lacunas existentes. 

O mapeamento de competências é uma ferramenta muito eficiente e que traz excelentes resultados para a organização. Trata-se do levantamento das competências técnicas e comportamentais necessárias para a execução correta do trabalho e para o atingimento dos objetivos internos.

Quer saber como fazer um bom mapeamento de competências e qual é a sua importância para conquistar a excelência operacional? Então, confira o conteúdo que preparamos para você!

Aprenda passo a passo a escolher um
Modelo de avaliação e como implantá-lo!

ebook_desempenho
cta_baixe_ebook_gratis_azul

Qual é a importância do mapeamento de competências?

Essa ferramenta de gestão de pessoas tem como finalidade realizar um levantamento das competências técnicas e comportamentais requeridas para uma boa execução do trabalho, ajudando no planejamento estratégico de uma organização. A competência pode ser entendida como um conjunto de comportamentos, habilidades e experiências, que possibilitam o bom desempenho do colaborador.

Uma empresa que busca o crescimento precisa estabelecer metas para seus colaboradores, para que assim eles aproveitem as oportunidades. Para que os objetivos sejam definidos e direcionados devidamente, é fundamental que o gestor faça uma análise das forças de cada colaborador e estabeleça as metas de acordo com os pontos fortes de cada um.

O mapeamento de competências também serve para a montagem de uma equipe e no desenvolvimento desta, pois com o levantamento das qualidades individuais é possível contratar profissionais com as características que faltam na empresa e planejar os treinamentos adequados. Além disso, a ferramenta também ajuda na realocação dos colaboradores em áreas nas quais eles poderão ter um desempenho melhor.

Como realizar o mapeamento?

O mapeamento de competências pode ser realizado segundo o modelo CHA. Essa sigla é uma abreviatura para os termos Conhecimento, Habilidades e Atitudes, respectivamente, e é muito utilizada pelas organizações para identificar a necessidade de treinamento e contratação. Resumidamente, esses pilares consistem em:

  • Conhecimento: o conjunto de todas as informações, princípios e verdades que compõem o saber e que possibilitam ação em uma determinada função na empresa.
  • Habilidade: capacidade que pode ser inata ou desenvolvida por meio de treinamentos que possibilitam a execução de uma tarefa. Habilita o funcionário a colocar em prática o conhecimento técnico adquirido.
  • Atitude: capacidade ou predisposição de agir diante das barreiras, seja de maneira positiva ou negativa, que são determinados por fatos, ideias, objetos, pessoas ou situações.

    Aprenda passo a passo a escolher um
    Modelo de avaliação e como implantá-lo!

    ebook_desempenho
    cta_baixe_ebook_gratis_azul

Em um primeiro momento, essas competências são identificadas por meio da observação in loco do gestor e, em alguns casos, utiliza-se questionários e avaliações técnicas. Nessa etapa, você também pode perguntar aos próprios funcionários quais são as características mais importantes para conseguir exercer bem uma determinada função.

Em seguida é importante fazer uma análise dos resultados encontrados e classificar as competências. Esses comportamentos permitem que a empresa alinhe sua equipe aos objetivos de crescimento, assim como sua cultura, valores, missão, visão e estratégia.

O ideal é definir quais dessas competências são essenciais para cada cargo disponível dentro da empresa e depois pontuar qual é o nível de importância que cada uma delas possui.

Como as competências são classificadas?

Existem diversos estudos que classificam as competências e, dificilmente, se encontra conteúdos que trazem todas essas características iguais. Dessa maneira, foram listadas as 10 competências mais importantes e que melhor auxiliam os gestores no mapeamento:

  • autoconhecimento;
  • capacidade de aprendizagem;
  • integridade e credibilidade;
  • pensamento estratégico;
  • orientação a resultados;
  • promoção de equipes de alto desempenho;
  • comunicação efetiva;
  • comprometimento e inspiração;
  • inovação e mudança;
  • orientação ao cliente.

O que você achou do mapeamento de competências? É muito importante para a gestão de pessoas, não é mesmo? Agora que você já conhece essa ferramenta, deixe o seu comentário nos diga quais são as competências necessárias para desempenhar bem o seu trabalho!

Leave A Comment

1
Olá, podemos ajudar?
Powered by