Treinamento para líderes: saiba como implementar na organização

2020-05-18T11:14:41-03:0018 maio, 2020|Educação Corporativa|

Investir em treinamentos é a melhor maneira de conseguir mais qualidade nos processos internos. Quando se trata da liderança, há benefícios também no clima organizacional e no trabalho em equipe.

Os gestores assumem um papel indispensável nas empresas, sendo responsáveis pela administração de projetos e pela orientação das equipes, além de resolverem conflitos. Por se tratar de um cargo tão importante, o treinamento para líderes é fundamental para que esses profissionais consigam realizar um bom trabalho.

Neste artigo, vamos mostrar o que é esse treinamento, como implementá-lo e seus principais benefícios. Leia até o final para entender melhor o assunto!

O que é o treinamento para líderes?

O treinamento para líderes é um programa ou iniciativa de capacitação que visa ao desenvolvimento das habilidades técnicas e emocionais das pessoas que ocupam esse cargo. Algumas das competências que podem ser desenvolvidas são: autoconhecimento, visão estratégica, coordenação de equipes, escuta ativa, entre outras.

Trata-se de uma ferramenta importante para que os líderes, diretores e CEOs consigam realizar um melhor trabalho, além de preparar pessoas que ocuparão esses cargos.

Como o treinamento beneficia a empresa?

Ter um líder capacitado é essencial para o bom andamento dos processos e para a construção de um clima organizacional positivo.

A falta de profissionais preparados para assumir esse cargo também conta a favor, permitindo que a empresa trace um plano de sucessão e forme seus colaboradores para assumir a função, considerando que eles já conhecem a fundo a cultura organizacional e os processos internos.

Confira alguns dos principais benefícios do treinamento de liderança para a organização.

Aumento da motivação

Em primeiro lugar, uma liderança tóxica afeta totalmente a qualidade das relações na organização e diminui a motivação dos trabalhadores, prejudicando a produtividade e a retenção de talentos.

Sendo assim, com gestores capacitados, a administração de talentos é mais bem conduzida e os profissionais conseguem se dedicar com mais afinco, totalmente engajados em suas atividades.

Disseminação de boas práticas

As capacitações ajudam a padronizar a maneira com que o trabalho é conduzido. Com base nesse conhecimento, os líderes conseguem disseminar, entre as equipes, as boas práticas adotadas na realização das tarefas, mantendo um padrão de qualidade.

Treinamentos para liderança também permitem a atualização dessas práticas, mantendo as equipes alinhadas com as ferramentas e as estratégias mais recentes e aumentando a competitividade e a inovação da empresa.

Aumento da precisão

Líderes bem preparados são capazes de conduzir as equipes de maneira mais firme e com direção clara, ressaltando os valores da empresa.

Sendo assim, isso ajuda não só a desenvolver um planejamento mais realista da condução do projeto, mas também traz aos trabalhadores a confiança de ter alguém no comando capaz de resolver problemas maiores, auxiliar na solução de dúvidas e inspirar.

Como implementar o treinamento de líderes?

Para instituir o treinamento para liderança na sua empresa com sucesso e para aumentar as chances de bons resultados, vale a pena adotar as práticas abaixo. Seguindo essas orientações, o retorno da iniciativa ficará muito mais claro, abrindo possibilidades para a instituição de um programa de treinamentos fixo na organização.

ebook gestão de telentosPowered by Rock Convert

Faça uma análise prévia

Para implementar um treinamento que traga resultados palpáveis, o primeiro passo é compreender as necessidades da empresa e o que pode ser feito para preencher essas lacunas. Em alguns casos, é necessário desenvolver a comunicação, em outros, uma gestão mais voltada para delegar tarefas e coordenar projetos.

Faça uma avaliação cuidadosa da performance dos líderes e do que precisa ser melhorado para planejar um treinamento realmente eficiente.

Considere as expectativas da empresa

Um RH estratégico tem como ponto de partida as metas da organização para definir as ações que serão adotadas.

No momento de implementar e planejar o treinamento da liderança, esses aspectos também devem ser considerados, alinhando as habilidades que serão desenvolvidas aos objetivos corporativos.

Alguns dos pontos a serem avaliados são:

  • necessidades do mercado;
  • momento atual da empresa;
  • expectativas em curto, médio e longo prazo;
  • habilidades comportamentais;
  • conhecimentos sobre gestão de projetos;
  • informações sobre produtos e serviços oferecidos pela empresa;
  • informações sobre ferramentas e tecnologias usadas pela equipe.

Desenvolva planos de carreira

O plano de carreira é um forte motivador para os profissionais. Ao perceberem que há uma possibilidade real de crescimento e um propósito para se desenvolver, as pessoas tendem a ter um engajamento melhor e uma dedicação muito maior às atividades.

Por isso, procure estabelecer um plano de carreira para cada um que participar dos treinamentos, destacando a importância dessa iniciativa e quais benefícios ela pode gerar no crescimento individual.

feedbacks

Os feedbacks são um importante termômetro de desempenho, essencial para quem está em treinamento e, até mesmo, como acompanhamento posterior.

Um retorno positivo aumenta a motivação e mostra que o profissional está no caminho certo. Um retorno construtivo aponta o que pode ser melhorado e abre a oportunidade para um desenvolvimento em potencial na prática.

Lembre-se de que essa conversa sempre deve ter um tom amistoso e focar o crescimento do indivíduo, e não ser uma tentativa de constranger ou intimidar.

Promova a troca de experiências

A troca de experiências traz novos insights e potencializa os treinamentos. Por vezes, a vivência de um dos participantes indica a melhor maneira de lidar com determinada situação e pode até mesmo abrir oportunidades para novas abordagens, enriquecendo o conteúdo.

Reserve um módulo do treinamento apenas para essas rodas de conversa, nas quais os participantes vão apresentar cases e trazer sugestões de leitura e de novos conhecimentos para o grupo.

Mensure os resultados

Por fim, acompanhar os resultados é importante para qualquer estratégia. Apenas com esse monitoramento, o RH consegue entender se a iniciativa está trazendo os efeitos desejados e o que deve ser mudado para os próximos ciclos.

Quando falamos na capacitação de líderes, vale a pena observar a produtividade da equipe, além de realizar pesquisas entre os funcionários para entender se houve mudança na abordagem e como está a relação com esses gestores. Lembre-se de considerar o objetivo do treinamento na hora de avaliar os resultados, identificando se atenderam às expectativas.

Explicamos aqui um pouco mais sobre o treinamento para líderes, como ele pode ajudar a sua empresa e o que pode ser feito para implementá-lo com sucesso. Lembre-se de que investir no desenvolvimento de todos os colaboradores é um passo importante para manter a competitividade da sua empresa.

Agora, aproveite para conferir nosso outro artigo com 4 dicas para otimizar a gestão de treinamentos!

Um comentário

  1. […] outras vantagens, temos o desenvolvimento e formação de novos líderes, equipes mais preparadas, maior retenção de talentos, ações mais estratégicas, mapeamento dos […]

Deixar um comentário