Tendências em Classificações das Ações de PDI

2019-05-14T10:45:13-02:0015 outubro, 2018|Educação Corporativa|

As Tendências em Classificações das Ações de PDI segundo o que levantamos junto aos projetos que vemos implementando em nossos clientes trazem uma real visão de como este processo vem sendo conduzido e as melhores práticas a este respeito.

O Plano de Desenvolvimento Individual é uma importante ferramenta de planejamento e execução de ações que visam o aprimoramento profissional em determinada área, sob circunstâncias específicas de um modelo de negócio. A possibilidade da aplicação deste plano para o aprimoramento de competências é uma grande estratégia para que profissionais sejam mais engajados e obtenham melhores resultados em sua área de atuação.

O desenvolvimento de uma competência deve ser planejado à partir de ações que tenham como objetivo o aprimoramento integral e multifatorial de suas características principais – o conhecimento, as habilidades e as atitudes. Desta forma, uma estratégia de classificação para as ações de PDI é a distinção das mesmas entre três categorias:

  • Ações Vivenciais
  • Ações Cognitivas
  • Ações Reflexivas

Tais ações podem ser realizadas de maneira conjunta de forma a integrar todos os componentes da competência.

As ações vivenciais referem-se em sua maioria, em ações praticas vinculadas a uma determinada competência, e podem ser estendidas às ações on the job. Como por exemplo:

Dados e Produtividade entenda essa relação
tão importante para a empresa

cta_baixe_ebook_gratis_azul

Na competência Trabalho em Equipe: “Vivencie um momento em trabalhar com um colega que tem gerido de forma eficaz as equipes, para desenvolver suas habilidades nesta área”.

Já as ações reflexivas, podem ser realizadas através de livros ou filmes. Assim é solicitado para que o funcionário observe a cena X do filme, ou o capítulo Y do livro e escreva ou reflita sobre como a competência foi apresentada naquela cena, e, como pode aplica-la na sua vida profissional. Após fazer esse levantamento, o funcionário tem a oportunidade de discutir as reflexões realizadas com o gestor.

As ações cognitivas envolvem o processo de aprendizagem. A aprendizagem é um processo cognitivo através do qual novas informações são adicionadas ao conhecimento de um indivíduo, ou seja, um processo que resulta no conhecimento sendo adquirido. Um dos principais pontos de ligação entre a cognição e a aprendizagem é a motivação. Isso se deve ao fato de que, quanto maior o estímulo cognitivo do ambiente que cerca um indivíduo, mais enfatizada será a aprendizagem de um novo comportamento. A estimulação cognitiva tem como objetivo aprimorar funções cognitivas como memória, raciocínio, capacidade de resolver problemas, etc. Essa estimulação pode ocorrer através de exercícios da resolução de problemas, palestras e cursos.

Agora que você já conhece uma nova forma de classificar as ações do seu PDI, saiba como elaborá-lo clicando aqui.