Endormarketing na gestão de pessoas: 4 benefícios para sua empresa!

2019-07-16T10:43:03-02:0015 julho, 2019|Gestão de Pessoas|

O endomarketing é uma ferramenta estratégica de atendimento ao público interno que impacta a produtividade, o engajamento e a construção da imagem da instituição.

Sabe aquela preocupação que um gestor tem com o conceito que o público fará da sua empresa? Como a cada ação são avaliados os possíveis desdobramentos e como isso afetará a imagem institucional? Pois é preciso dar essa mesma atenção ao público interno da organização.

Você já deve ter ouvido que o primeiro cliente de qualquer empresa é o seu funcionário, certo? É exatamente nesse sentido que vem ganhando força o uso do endomarketing na gestão de pessoas. Ele é um instrumento essencial para conscientizar a equipe sobre os valores e a missão da empresa, difundir a metodologia de trabalho e garantir a coesão da organização para atingir as metas.

Quer entender como tudo isso funciona? Continue lendo e confira como o endomarketing pode gerar engajamento e aumento de produtividade!

O endomarketing na gestão de pessoas

Ter uma equipe engajada — em que cada colaborador sabe claramente o papel que deve exercer e como o seu desempenho individual influencia a performance da organização, como um todo — é primordial para garantir eficiência e superar as expectativas.

Saiba para que serve um Software para Gestão de Pessoas
 e como escolher o melhor para sua empresa

Justamente por isso, o endomarketing traz eficácia aos processos internos, pois compartilha informações importantes, alinha os objetivos dos funcionários e da empresa e demonstra uma preocupação em oferecer as melhores condições de trabalho a esses funcionários. Em outras palavras, esse é um investimento que transforma um colaborador em um prospector da empresa.

Se você ainda não tem um plano de ação traçado para implementar o endomarketing na gestão de pessoas da sua organização, confira a seguir 4 dos principais benefícios que essa estratégia pode trazer!

1. Eliminação de ruídos na comunicação

Um canal eficiente de comunicação interna deve garantir a interação direta entre colaboradores e uma troca constante de informações, que dê unidade ao que está sendo divulgado e permita acesso direto aos materiais da empresa. Com isso, os ruídos entre as equipes e processos são eliminados, possibilitando que as ações atinjam sempre o resultado esperado.

2. Melhora do clima organizacional

Quando se tem uma boa política de atendimento ao público interno, a satisfação e a felicidade no trabalho aumentam, assim como o sentimento de pertencimento. Os funcionários se sentem cuidados pela organização, o que melhora bastante o clima entre os colegas — até as cobranças se tornam incentivo. Assim, o desempenho geral das equipes frente as dificuldades também cresce, mesmo em situações de pressão.

3. Retenção de talentos

Quando um colaborador tem o respaldo da instituição e uma comunicação horizontal com a direção, há muito mais espaço para o esclarecimento de dúvidas e questões que o estão incomodando, bem como sugestões de melhora. Constrói-se uma relação transparente.

Empresas que criam esse tipo de relacionamento com os seus funcionários reduzem consideravelmente as chances de que eles deixem a companhia para se aventurar em outra organização por qualquer proposta nova. Afinal, o salário não é o único motivo que os mantém em seus cargos.

4. Aumento de motivação

Ao ter uma visão positiva da empresa, o funcionário chega ao local de trabalho motivado. Um colaborador feliz, valorizado e satisfeito é mais produtivo — ele não procrastina e é comprometido com suas atribuições, buscando sempre desempenhar o seu melhor.

Saiba para que serve um Software para Gestão de Pessoas
 e como escolher o melhor para sua empresa

Por conta disso, o endomarketing na gestão de pessoas garantem que os funcionários se tornem os primeiros a defender a companhia e a fazer propaganda dela aos familiares, amigos e pessoas próximas. Assim, a comunidade em torno da marca aumenta organicamente e de forma genuína, de dentro para fora.

Vale dizer, também, que a melhora do relacionamento interno e os cuidados com o bem-estar da equipe são ativos muito importantes atualmente, pois se refletem na conquista de clientes e de respeito à instituição. Tudo isso, como vimos, valoriza o nome da empresa no mercado e, consequentemente, impacta positivamente os seus lucros!

Enfim, gostou da leitura? Agora que você entende melhor o papel do endomarketing na gestão de pessoas, que tal continuar se aprofundando no assunto? Confira também as principais vantagens dos treinamentos on-line e o papel dessa capacitação para os resultados da empresa!

Deixar Um Comentário