Tomada de decisão: como a tecnologia pode ajudar nesse processo?

2020-04-30T11:32:40-03:0030 abril, 2020|Tecnologia para RH|

O mundo corporativo passa por intensas mudanças a todo o tempo e, com tantas transformações, é preciso ter ferramentas para acompanhamento e melhoria de processos. A tecnologia vem se tornando cada vez mais aliada das empresas e gestores, quando se fala em tomada de decisões estratégicas na área de Recursos Humanos.

Atualmente, é essencial implementar novas tecnologias nos processos de RH, tendo em vista que a automatização de processos agrega valor estratégico aos colaboradores e ao negócio da organização. Além disso, reduz custos e aumenta a competitividade frente à concorrência do mercado de trabalho.

A tecnologia tem papel fundamental para promover uma gestão de pessoas otimizada. É a chave para ter processos mais ágeis, maior eficiência na comunicação interna e externa e um processo de tomada de decisões mais acertado. Tomadas de decisões acertadas são importantes para manter a organização no caminho certo e garantir crescimento.

Quer entender mais a respeito do papel da tecnologia na tomada de decisões da sua empresa? Então, continue a leitura que preparamos para você.

Recursos Humanos e a tomada de decisão

Tomar decisões e fazer escolhas não é uma tarefa simples. O processo de tomada de decisão é o motivador que leva à escolha da melhor opção para a solução de uma oportunidade ou de um problema. A ação decisória pode ser pode provocar efeitos negativos ou positivos.

Na maioria das vezes, as pessoas esbarram em obstáculos para tomar decisões. Por isso, o RH tem sido um apoio estratégico nas organizações, sendo crucial contar com uma equipe capacitada e uma tecnologia para auxiliar nas dificuldades em busca de um excelente resultado.

Falta de confiança nas informações, ausência de planejamento e acompanhamento das atividades dos colaboradores, trabalhos espalhados por diversas planilhas são alguns dos obstáculos enfrentados pela gestão de pessoas nas empresas. Isso leva a gastos desnecessários, desorganização, falta de análise estratégica sobre os processos e pessoas.

A utilização de softwares e plataformas possibilitam a apresentação de dashboards de gestão para o acompanhamento dos projetos, indicadores quantitativos e qualitativos, automatização de processos, acompanhamento de equipe, contribuindo, assim, de maneira assertiva para orientar a gestão.

Benefícios da tecnologia para a gestão de pessoas

Para realizar uma boa gestão de pessoas, é necessário acessar diariamente informações e relatórios para obter dados a respeito da situação atual e definir ações em relação à equipe. Veja abaixo, alguns benefícios da tecnologia na tomada de decisões.

nps

Processos mais eficientes

Com as informações dos colaboradores centralizadas em um único sistema de gestão fica mais fácil o acesso e o controle pelos gestores, eliminando a necessidade de utilizar várias planilhas. Com menos tempo sendo gasto em tarefas operacionais, sobra mais tempo para os setores atuarem de forma mais estratégica, contribuindo para o crescimento da organização.

Comunicação

Com um software, toda a empresa se beneficia com as informações evitando ruídos e falhas de comunicação entre os setores, o que costuma ser um problema comum de toda organização. Outra vantagem de um software de gestão integrado é que ele gera alertas automáticos de um departamento para o outro.

Aumento da produtividade

A disponibilização de recursos para o controle e manuseio de um grande volume de informações interferem diretamente na qualidade e produtividade da organização. Esses recursos podem identificar com rapidez a presença de falhas e apontar as soluções mais indicadas em determinados casos, evitando o retrabalho ou perda de tempo para efetuar as ações desnecessárias. Em consequência disso, o desempenho dos colaboradores se torna mais produtivo.

Retenção de talentos

Um sistema de gestão de pessoas ajuda a documentar e identificar quais são as principais competências e conquistas de um colaborador na sua trajetória profissional.

Esses dados são úteis, para identificar aqueles que precisam de qualificação e treinamento e aqueles que merecem ser recompensados por mérito. Isso promove a retenção de talentos, valorizando os colaboradores que realmente são os melhores membros da equipe.

Em um ambiente de trabalho, onde há as melhores tecnologias e informações integradas, os profissionais tem a clareza sobre o seu papel para obtenção dos resultados, permitindo que o ritmo de trabalho seja produtivo e cumprido com o máximo de eficiência.

Resultados

Com o uso da tecnologia é possível trabalhar com dados mais precisos e mensurar os resultados obtidos. Processos de recrutamento e seleção, taxa de rotatividade, treinamentos, gestão de desempenho podem ser analisados através de relatórios. Os processos de RH ficam mais simples e mais objetivos gerando uma menor margem de erros. Sem contar que todos os dados ficam armazenados e com fácil acesso para os gestores tomarem decisões. É um meio de identificar a qualidade do trabalho realizado pela equipe em tempo real.

Tecnologia X Tomada de decisão

Ainda há muitas empresas que resistem ao uso da tecnologia nos processos dentro da organização. Além de ser um facilitador dentro das empresas, é um recurso que sai disparado na competividade de mercado. Vale ressaltar a importância de estar por dentro de tudo que acontece no mercado e conhecer as soluções inovadoras que auxiliam nas decisões tomadas dentro das empresas.

As organizações que atuarem de forma estratégica, juntamente com a tecnologia da informação, investindo em recursos inovadores nas áreas mais importantes, certamente estarão no caminho certo, contribuindo para uma gestão mais ágil, flexível e uma tomada de decisão mais assertiva.

Podemos perceber os inúmeros benefícios que a tecnologia pode trazer na hora de tomar decisões na sua organização. Na gestão de pessoas é uma estratégia com potencial que possibilita mais confiabilidade das informações e maiores chances de gerar bons resultados.

Por fim, a tomada de decisões eficiente depende de qual tecnologia será empregada em seus processos. Não se esqueça de realizar um estudo detalhado das suas necessidades para, então, decidir qual será a tecnologia mais adequada para o seu negócio. Somente assim, que a informação poderá ser uma grande aliada no crescimento do seu empreendimento.

Você conhece a SER? Consulte nossos especialistas e veja qual a solução mais adequada a sua gestão de pessoas.

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo