Tomada de decisão: como a tecnologia pode ajudar nesse processo?

2020-04-30T11:32:40-03:0030 April, 2020|Tecnologia para RH|

O mundo corporativo passa por intensas mudanças a todo o tempo e, com tantas transformações, é preciso ter ferramentas para acompanhamento e melhoria de processos. A tecnologia vem se tornando cada vez mais aliada das empresas e gestores, quando se fala em tomada de decisões estratégicas na área de Recursos Humanos.

Atualmente, é essencial implementar novas tecnologias nos processos de RH, tendo em vista que a automatização de processos agrega valor estratégico aos colaboradores e ao negócio da organização. Além disso, reduz custos e aumenta a competitividade frente à concorrência do mercado de trabalho.

A tecnologia tem papel fundamental para promover uma gestão de pessoas otimizada. É a chave para ter processos mais ágeis, maior eficiência na comunicação interna e externa e um processo de tomada de decisões mais acertado. Tomadas de decisões acertadas são importantes para manter a organização no caminho certo e garantir crescimento.

Quer entender mais a respeito do papel da tecnologia na tomada de decisões da sua empresa? Então, continue a leitura que preparamos para você.

Recursos Humanos e a tomada de decisão

Tomar decisões e fazer escolhas não é uma tarefa simples. O processo de tomada de decisão é o motivador que leva à escolha da melhor opção para a solução de uma oportunidade ou de um problema. A ação decisória pode ser pode provocar efeitos negativos ou positivos.

Na maioria das vezes, as pessoas esbarram em obstáculos para tomar decisões. Por isso, o RH tem sido um apoio estratégico nas organizações, sendo crucial contar com uma equipe capacitada e uma tecnologia para auxiliar nas dificuldades em busca de um excelente resultado.

Falta de confiança nas informações, ausência de planejamento e acompanhamento das atividades dos colaboradores, trabalhos espalhados por diversas planilhas são alguns dos obstáculos enfrentados pela gestão de pessoas nas empresas. Isso leva a gastos desnecessários, desorganização, falta de análise estratégica sobre os processos e pessoas.

A utilização de softwares e plataformas possibilitam a apresentação de dashboards de gestão para o acompanhamento dos projetos, indicadores quantitativos e qualitativos, automatização de processos, acompanhamento de equipe, contribuindo, assim, de maneira assertiva para orientar a gestão.

Benefícios da tecnologia para a gestão de pessoas

Para realizar uma boa gestão de pessoas, é necessário acessar diariamente informações e relatórios para obter dados a respeito da situação atual e definir ações em relação à equipe. Veja abaixo, alguns benefícios da tecnologia na tomada de decisões.

Guia completo sobre eNPS

Processos mais eficientes

Com as informações dos colaboradores centralizadas em um único sistema de gestão fica mais fácil o acesso e o controle pelos gestores, eliminando a necessidade de utilizar várias planilhas. Com menos tempo sendo gasto em tarefas operacionais, sobra mais tempo para os setores atuarem de forma mais estratégica, contribuindo para o crescimento da organização.

Comunicação

Com um software, toda a empresa se beneficia com as informações evitando ruídos e falhas de comunicação entre os setores, o que costuma ser um problema comum de toda organização. Outra vantagem de um software de gestão integrado é que ele gera alertas automáticos de um departamento para o outro.

Aumento da produtividade

A disponibilização de recursos para o controle e manuseio de um grande volume de informações interferem diretamente na qualidade e produtividade da organização. Esses recursos podem identificar com rapidez a presença de falhas e apontar as soluções mais indicadas em determinados casos, evitando o retrabalho ou perda de tempo para efetuar as ações desnecessárias. Em consequência disso, o desempenho dos colaboradores se torna mais produtivo.

Retenção de talentos

Um sistema de gestão de pessoas ajuda a documentar e identificar quais são as principais competências e conquistas de um colaborador na sua trajetória profissional.

Esses dados são úteis, para identificar aqueles que precisam de qualificação e treinamento e aqueles que merecem ser recompensados por mérito. Isso promove a retenção de talentos, valorizando os colaboradores que realmente são os melhores membros da equipe.

Em um ambiente de trabalho, onde há as melhores tecnologias e informações integradas, os profissionais tem a clareza sobre o seu papel para obtenção dos resultados, permitindo que o ritmo de trabalho seja produtivo e cumprido com o máximo de eficiência.

Resultados

Com o uso da tecnologia é possível trabalhar com dados mais precisos e mensurar os resultados obtidos. Processos de recrutamento e seleção, taxa de rotatividade, treinamentos, gestão de desempenho podem ser analisados através de relatórios. Os processos de RH ficam mais simples e mais objetivos gerando uma menor margem de erros. Sem contar que todos os dados ficam armazenados e com fácil acesso para os gestores tomarem decisões. É um meio de identificar a qualidade do trabalho realizado pela equipe em tempo real.

Tecnologia X Tomada de decisão

Ainda há muitas empresas que resistem ao uso da tecnologia nos processos dentro da organização. Além de ser um facilitador dentro das empresas, é um recurso que sai disparado na competividade de mercado. Vale ressaltar a importância de estar por dentro de tudo que acontece no mercado e conhecer as soluções inovadoras que auxiliam nas decisões tomadas dentro das empresas.

As organizações que atuarem de forma estratégica, juntamente com a tecnologia da informação, investindo em recursos inovadores nas áreas mais importantes, certamente estarão no caminho certo, contribuindo para uma gestão mais ágil, flexível e uma tomada de decisão mais assertiva.

Podemos perceber os inúmeros benefícios que a tecnologia pode trazer na hora de tomar decisões na sua organização. Na gestão de pessoas é uma estratégia com potencial que possibilita mais confiabilidade das informações e maiores chances de gerar bons resultados.

Por fim, a tomada de decisões eficiente depende de qual tecnologia será empregada em seus processos. Não se esqueça de realizar um estudo detalhado das suas necessidades para, então, decidir qual será a tecnologia mais adequada para o seu negócio. Somente assim, que a informação poderá ser uma grande aliada no crescimento do seu empreendimento.

Você conhece a SER? Consulte nossos especialistas e veja qual a solução mais adequada a sua gestão de pessoas.

Compartilhar este Artigo

3 Comments

  1. […] que se toma uma decisão, assume-se uma margem de erro. O ponto é: se essa margem é pequena demais, é provável que o […]

  2. […] que se toma uma decisão, assume-se uma margem de erro. O ponto é: se essa margem é pequena demais, é provável que o […]

  3. […] A tomada de decisão é um dos pontos mais beneficiados com o uso de softwares. Se antes os gestores precisavam definir o rumo da empresa sem ter certeza dos próximos passos, hoje eles contam com referências que dão uma noção bem clara da atualidade e das próximas tendências. […]

Leave A Comment

Go to Top