Afinal, o que são e qual a importância das relações humanas no trabalho?

2020-04-22T08:29:21-03:0022 abril, 2020|Talent Management|

Sua empresa é feita de pessoas, não é mesmo? Entenda, portanto, a importância e como melhorar as relações humanas no trabalho.

Uma empresa é formada, em sua essência, por pessoas. Elas precisam se relacionar para que as atividades sejam realizadas com sucesso. Dessa forma, são estabelecidas tanto relações verticais — como entre gestores e times de colaboradores — quanto horizontais, o que significa que os profissionais de uma mesma equipe precisam se comunicar para realizar as tarefas em conjunto.

Porém, é interessante observar que as relações podem ocorrer de diversas formas dentro de uma organização. A maneira como elas acontecem influencia diretamente a produtividade dos colaboradores, o clima da empresa e, inclusive, o bem-estar dos indivíduos no espaço corporativo.

Portanto, é essencial ficar atento às relações humanas no trabalho para garantir que as atividades sejam realizadas da melhor forma possível.

Quer saber como fazer isso? Entenda agora um pouco mais sobre como promover relações positivas no ambiente organizacional!

Encoraje o autoconhecimento

Quando se fala em relações humanas, dentro ou fora do ambiente da empresa, o autoconhecimento surge como um fator bastante relevante. Isso porque, para que duas pessoas criem uma relação positiva, é essencial que elas conheçam muito bem a si mesmas.

Quando um colaborador se conhece, ele entende seus principais padrões comportamentais, a forma como reage diante de um conflito, bem como as suas potencialidades e limitações. Dessa forma, é capaz de utilizar isso para estabelecer relações saudáveis com os colegas de trabalho.

O autoconhecimento também ajuda o colaborador a ser mais compreensivo com as limitações dos colegas. Afinal, quando ele percebe que tem defeitos e qualidades, é capaz de aceitar essas características nas pessoas ao seu redor, o que favorece as relações humanas positivas.

Desenvolva a inteligência emocional

Outro elemento importante quando se fala em relações humanas no trabalho é a inteligência emocional. Essa competência se refere à capacidade que uma pessoa tem de identificar e controlar as próprias emoções, mesmo em situações adversas. Também representa o potencial para identificar as emoções das pessoas ao redor e ser empático com elas.

Dessa forma, quando os colaboradores têm uma inteligência emocional bem desenvolvida, são capazes de controlar as próprias emoções diante de altos níveis de estresse e sobrecarga, ou em conflitos com gestores e colegas. Também conseguem ajudar as pessoas ao redor a trabalhar as próprias emoções, emitindo comportamentos adequados ao ambiente laboral, mesmo diante de sentimentos negativos.

Portanto, invista em uma capacitação nesse aspecto para o seu time. Com isso, as relações ganham qualidade, uma vez que os profissionais evitam que elas controlem os seus comportamentos.

ebook software para gestão de pessoasPowered by Rock Convert

Crie uma cultura de feedback

Imagine que um colaborador realizou um trabalho e, durante a revisão, o gestor identificou uma série de erros. Ou, talvez, um profissional percebeu uma postura antiética ou inadequada do seu próprio líder. Qual seria a melhor forma de lidar com essas situações para preservar as boas relações humanas no meio corporativo?

A resposta para essa pergunta gira em torno do conceito de feedback. Este se refere a um conjunto de técnicas para que um profissional dê um retorno sobre a qualidade do trabalho ou dos comportamentos de um colega, líder ou membro do time.

Quando você incentiva uma cultura de feedback dentro da empresa, favorece esse retorno de forma adequada, focando no comportamento e no resultado. Além disso, faz com que as pessoas fiquem mais abertas para dar e receber feedbacks na empresa, naturalizando esse tipo de retorno e buscando formas de melhorar diante de um feedback negativo.

Com isso, em vez de conflitos, você gera estímulos para que os profissionais continuem se desenvolvendo e crescendo juntos dentro da empresa.

Melhore os canais de comunicação

As boas relações humanas no trabalho dependem, diretamente, de uma comunicação aberta e transparente. Isso porque, quando todos são capazes de transmitir informações, são estabelecidas relações de confiança entre os membros do time. Isso garante que cada um possa transmitir ideias e ter acesso a dados sobre a empresa, de forma livre.

Portanto, melhorar os canais de comunicação interna é essencial. Para isso, você pode começar entendendo quais são os melhores canais de acordo com a cultura da empresa e o perfil dos colaboradores. Isso porque existem profissionais que preferem se comunicar por e-mail, enquanto outros aderem melhor a meios de comunicação mais instantâneos, como aplicativos de mensagens.

A partir dessa análise, invista em um canal que seja eficiente para a empresa. Você pode testar alguns com os colaboradores e coletar feedbacks periodicamente, de modo a identificar qual canal se mostra mais eficaz.

Invista na diversidade dentro da empresa

As relações humanas são favorecidas quando há trocas entre pessoas diferentes, principalmente porque a diversidade enriquece o compartilhamento de ideias entre os colaboradores.

Essas trocas também favorecem a empatia, uma vez que os profissionais passam a ter contato direto com experiências distintas das que viveram ao longo da vida, o que abre portas para que todos sejam capazes de se colocar no lugar do outro com facilidade.

Portanto, quando você investe na diversidade dentro da empresa, também contribui para a melhoria das relações humanas dentro do negócio. Você permite mais trocas entre os colaboradores, tanto de competências técnicas e comportamentais quanto em relação a experiências de carreira e de vida.

Além disso, você é capaz de ensinar os colaboradores a conviver e respeitar as diferenças, dentro e fora do ambiente da empresa. Isso faz com que eles se desenvolvam enquanto indivíduos, aprendendo como estabelecer relações positivas mesmo estando entre grupos totalmente diferentes.

A sua empresa, independentemente da área de atuação, é formada por pessoas. Dessa forma, é essencial que você invista na criação de relações humanas positivas entre os colaboradores. Comunicação fluida, feedbacks de qualidade, respeito às diferenças e controle das emoções são fatores básicos. Portanto, siga as nossas dicas e favoreça um bom relacionamento entre os profissionais que compõem a sua empresa.

Uma das formas de analisar as relações humanas no trabalho é por meio de uma pesquisa de clima. Leia o nosso próximo artigo e descubra como implementá-la na sua empresa!

Deixar Um Comentário