Saber como conduzir a pesquisa de clima organizacional ajudará a empresa a alcançar bons resultados e aproveitar todos os benefícios dessa prática!
Um bom ambiente de trabalho interfere diretamente na produtividade, na retenção dos funcionários, na imagem empregadora e nos resultados alcançados pela empresa. Para entender como está esse ambiente, é feita uma pesquisa de clima organizacional, que identifica o nível de satisfação e a motivação dos funcionários.
Neste post, falaremos mais sobre como realizar a pesquisa e aproveitar os resultados obtidos. Acompanhe!
A importância da pesquisa de clima organizacional
A pesquisa de clima é uma das principais ferramentas usadas pelo RH e gestores. Ela ajuda não só a melhorar o ambiente corporativo, mas a trabalhar a retenção dos profissionais, evitando a perda dos melhores talentos.
Essa prática também possibilita a identificação de fatores que afetam a produtividade e dá ao gestor maior clareza sobre a sua equipe.
O passo a passo para a realização da pesquisa
Defina o objetivo da pesquisa
Para a pesquisa de clima funcionar, é necessário um planejamento estratégico prévio. A empresa deve definir o que quer alcançar com essa prática. Alguns aspectos podem ser levados em consideração nesse momento:
- altos índices de turnover;
- grandes taxas de absenteísmo;
- baixo engajamento dos funcionários;
- relacionamento ruim com a liderança;
- falta de coesão na equipe.
Essas são algumas das dificuldades enfrentadas pela empresa. O RH pode direcionar a pesquisa para entender o que causa esses problemas e, por meio das respostas, encontrar ações que os solucionem.
Escolha a metodologia que será aplicada
Após a definição dos objetivos da pesquisa, é hora de escolher a metodologia. Nessa fase, são determinados os tipos de questionários (dissertativos ou de múltipla escolha), as ferramentas de aplicação, os métodos de avaliação das respostas, a organização e o tratamento estatístico dos resultados e como as informações serão avaliadas.
É importante registrar todos esses detalhes, para que sirvam de parâmetro na realização da pesquisa, evitando desvios ou dúvidas.
Informe aos colaboradores os detalhes da pesquisa
A transparência é um aspecto fundamental para uma boa pesquisa de clima organizacional. Deixe claro para os funcionários qual é o objetivo da sua realização e as melhorias resultantes desse trabalho. O sigilo em relação aos dados é extremamente importante para que os colaboradores sejam sinceros nas respostas.
Reúna as informações
Compile todos os dados obtidos na pesquisa e organize-os de acordo com os parâmetros determinados no objetivo.
Analise os resultados obtidos
Com todos os dados organizados e tabulados, é hora de analisá-los e interpretar as tendências apontadas por eles. Por exemplo, um alto grau de insatisfação com a liderança indica a necessidade de treinamentos internos para esses profissionais ou, até mesmo, de mudanças na cultura organizacional.
Além disso, é importante divulgar esses resultados para que os funcionários tenham ciência da seriedade do processo e participem ativamente das próximas pesquisas. Esses dados podem ser expostos no quadro de avisos ou por meio de um comunicado geral, com a ajuda de gráficos e relatórios explicativos.
A realização da pesquisa de clima organizacional é um verdadeiro investimento corporativo, que, além de trazer resultados positivos, pode atuar como prevenção de problemas futuros que afetam o crescimento do negócio.
Para saber mais sobre a cultura organizacional e sua importância, baixe o nosso e-book gratuitamente!