Upskilling: Saiba o que é e como aplicar essa metodologia na sua empresa

2020-11-16T13:10:03-02:0012 novembro, 2020|Sem categoria|

Você já parou para pensar nas diversas transformações do mercado e da necessidade das empresas se diferenciarem? É nesse contexto que surge o conceito de upskilling para reter talentos, ter profissionais engajados e adotar uma gestão de pessoas mais estratégica.

Com o avanço da tecnologia e novas práticas de trabalho, os profissionais precisaram aperfeiçoar e desenvolver novos conhecimentos e habilidades para contribuir, de forma mais estratégica, com o alcance dos resultados desejados pela organização. Sendo assim, o setor de Recursos Humanos, que vem ganhando cada vez mais espaço, é um grande aliado nesse desenvolvimento.

Manter os colaboradores atualizados e preparados para novas demandas e situações não é uma tarefa fácil. É preciso alinhar os objetivos dos profissionais com os organizacionais, tornando a relação vantajosa para ambos os lados. A empresa precisa ter o retorno oferecido pelo investimento no colaborador.

Pensando nisso, vamos apresentar o conceito do upskilling para que você possa compreender a importância dessa metodologia e como é possível aplicar essa tendência na sua empresa. Confira!

Afinal, o que é upskilling?

O aprendizado contínuo é algo que faz parte do processo de crescimento de todo profissional. Isso resulta em uma atuação mais significativa e na construção mais efetiva da sua carreira. O upskilling é uma metodologia utilizada na gestão de pessoas para aprimoramento das habilidades dos colaboradores.

Por isso, nesse processo o indivíduo busca aprimorar e atualizar os conhecimentos na sua área de atuação. Ou seja, buscar agregar mais valor ao seu trabalho e contribuindo de forma mais estratégica para o crescimento da empresa. Além disso, o profissional otimiza o tempo gasto nas suas atividades, realiza suas entregas com mais qualidade e desenvolve uma visão macro do negócio.

Para que essa metodologia seja eficaz é necessário que o colaborador esteja engajado no processo. Essa responsabilidade não é exclusiva da empresa ou gestor. Por isso, não adianta a empresa investir em treinamentos, desenvolvimento, se o próprio profissional não estiver envolvido no processo.

Aqueles que utilizam o upskilling conseguem mais visibilidade do seu trabalho perante toda a organização, possibilitando maior crescimento de carreira. Essa é uma tendência para universo corporativo e é uma consequência do aprendizado contínuo essencial às empresas da atualidade.

Como aplicar essa metodologia?

Agora que você já sabe o conceito do upskilling, veja a seguir como aplica-lo em sua empresa.

Realize um diagnóstico

Em primeiro lugar, para iniciar esse processo, os gestores precisam fazer o levantamento das habilidades necessárias para garantir o bom desempenho em determinadas atividade ou funções. Todos nós temos sempre algo que possa ser aperfeiçoado. Por isso, esse é o momento de fazer o mapeamento dos pontos fortes, qualidades, limitações e pontos de melhoria.

Sendo assim, com esse diagnóstico em mãos, os gestores, com o auxílio do RH, conseguem direcionar os treinamentos e técnicas para melhorar e aumentar a produtividade, além de corrigir limitações que impedem o crescimento do profissional.

Crie estratégias

Visando o desenvolvimento de habilidades dos profissionais, a melhor estratégia é investir em treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. Por isso, os treinamentos podem ser direcionados a qualquer pessoa independente de seu cargo, desde aqueles que trabalham em atividades operacionais até aqueles que ocupam cargo de liderança.

O importante é que o colaborador esteja motivado a aprender mais, mesmo que de forma autônoma. Apostar no desenvolvimento do colaborador é essencial para a retenção de talentos, aumento da produtividade e melhoria dos resultados da empresa.

ebook gestão de telentosPowered by Rock Convert

Envolva toda a equipe

Além disso, do apoio do setor de RH, é interessante que os gestores de outras áreas participem desse processo. Toda troca de conhecimento e experiência é valida para o aprimoramento de habilidades e competências. Além disso todos estão envolvidos com os mesmos objetivos organizacionais.

Use a tecnologia ao seu favor

O upskilling está relacionado diretamente à tecnologia. Não tem como falar em qualificação sem mencionar as novas tecnologias que se tornam cada vez mais frequentes no mercado. Atualmente, existem diversos recursos que facilitam o processo de aprendizagem.

A tecnologia proporciona um aprendizado mais dinâmico e acessível a todos. O profissional atualizado precisa conhecer as diversas ferramentas digitais. A maior parte das atividades no mercado de trabalho necessita de computadores, softwares ou internet.

Vantagens do upskilling

Vimos o quanto é importante investir tanto na qualificação dos seus profissionais. Existem muitas vantagens da utilização do upskilling. Confira, a seguir, algumas delas.

Aumento da produtividade

Em primeiro lugar, com o aprimoramento das habilidades dos profissionais, não sobra espaço para lacunas, fazendo com que os colaboradores estejam sempre adequados à função que exercem. Nesse momento, os indivíduos saem da sua zona de conforto e melhoram sua capacidade de execução, trazendo mais eficiência e qualidade para o trabalho.

Retenção de talentos

Desafia os colaboradores a se desenvolverem e crescerem junto com a organização, alinhando os seus objetivos pessoais com os da organização.  Sendo assim, isso gera uma grande motivação e proporciona um sentimento de pertencimento nos profissionais.

Melhora capacidade de lidar com mudanças

Aqueles profissionais mais qualificados e preparados têm mais condições de lidar com mudanças, sejam elas internas ou externas. Quando há a perda de um integrante da equipe, os demais têm condições de suprir a ausência do mesmo, até que seja feita a reestruturação da equipe.

Sendo assim, com o surgimento de novas tecnologias, os profissionais mais antenados tem a capacidade de se adaptar melhor a essas mudanças do que aqueles que ainda desconhecem o básico das inovações.

Imagem positiva da organização

Por fim, o resultado do engajamento dos colaboradores impacta diretamente no atendimento aos clientes. Os profissionais mais motivados proporcionam um atendimento único e de qualidade. Com isso, há uma visão positiva da empresa, gerando um diferencial competitivo.

Vale lembrar que as estratégias da metodologia upskilling podem ser aplicadas de diversas formas. Isso deve ser avaliado com base nas necessidades identificadas, assim como de acordo com a cultura organizacional. Por isso, o upskilling realizado precisa ser reavaliado constantemente e adequado de modo a garantir melhores resultados para a organização.

Gostou desse post? Temos vários outros para você! Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos da SER.

Deixar um comentário