Veja como usar a gamificação na gestão de pessoas

2020-07-30T14:00:27-03:0030 julho, 2020|Gestão de Pessoas|

Você já ouviu falar em gamificação no RH? Isso é muito comum no nosso dia a dia e, talvez, você ainda não tenha percebido. Aquele cartão fidelidade que ganhamos quando vamos a um restaurante favorito, acúmulo de milhas com compras de cartão de crédito ou aquelas estrelas que o motorista de aplicativo ganha a cada corrida, são formas de gamificação.

No mundo corporativo não seria diferente. A gamificação no RH é uma ótima estratégia para motivar e estimular o desenvolvimento dos colaboradores, além de tornar os desafios mais atraentes. Isso tem sido um grande diferencial adotado pelo setor de Recursos Humanos nas organizações.

Apostar na gestão de recursos humanos é essencial para o crescimento de uma companhia. São diversos recursos e meios para se atingir os melhores resultados. E não podemos deixar de contar com as pessoas, que é o principal ativo da empresa. A gamificação é uma forma de se atingir esses resultados motivando e engajando toda equipe.

Interessou sobre o assunto? Continue a leitura e descubra como a gamificação na gestão de pessoas pode auxiliar e aprimorar os talentos da sua organização.

Você sabe o que é gamificação no RH?

Com a diversificação e inovação de mercado, as organizações veem a necessidade de ter os colaboradores cada vez mais próximos, incentivando-os ao crescimento e desenvolvimento, que acabam por levar ao sucesso do negócio como um todo. A gamificação é um meio pelo qual as empresas utilizam técnicas de jogos e dinâmicas para envolver, gerar curiosidade, estimular e engajar os colaboradores a desenvolverem novas ações e enfrentar desafios.

O setor de Recursos Humanos utiliza a gamificação na gestão de pessoas com o objetivo de incentivar o aprendizado contínuo, aumentar o engajamento, motivação, proporcionar o reconhecimento do trabalho, aumentar a produtividade, proporcionar o desenvolvimento, entre outros.

Sendo assim, como todo processo é necessário planejamento para implementar a gamificação nas organizações. O primeiro passo é definir em quais as atividades terão a aplicação dessa técnica e definir os objetivos, metas, indicadores e, principalmente, quais serão as recompensas e premiações.

A tecnologia se faz muito importante nesse processo. Simulações, estruturas e técnicas necessitam de um apoio tecnológico maior. As experiências vivenciadas pelos colaboradores são fundamentais, pois por meio delas é que a equipe materializa o aprendizado e atinge melhores resultados.

Benefícios da gamificação na gestão de pessoas

A gamificação é uma metodologia que traz diversos benefícios para as organizações. Confira a seguir alguns deles.

Engajamento e motivação da equipe

No dia a dia das organizações, é difícil manter os colaboradores motivados a maior parte do tempo. O RH sabe o quanto é difícil engajar a equipe para buscar inovações, aperfeiçoar processos, reter talentos e criar um ambiente mais atrativo e satisfatório para todos.

Comunicação internaPowered by Rock Convert

Com a gamificação a empresa consegue manter seus colaboradores motivados e engajados. Sendo assim, é possível criar um sistema de incentivos, onde o colaborador passa por um programa de pontos, desafios, explorando competências e habilidades até chegar ao reconhecimento e bonificação pelo alcance de metas.

Para que essa metodologia seja realmente eficaz, é preciso criar um significado interligado ao trabalho e ao dia a dia do colaborador. Desta forma, a equipe leva o aprendizado e as experiências vivenciadas no jogo para sua realidade de trabalho nas empresas.

Educação corporativa

Por meio da gamificação, o aprendizado se torna mais dinâmico e efetivo. Utilizar essa metodologia na educação corporativa tem a finalidade de utilizar jogos e temas lúdicos, promovendo a interação, engajamento, envolvimento dos colaboradores nas atividades da sua rotina de trabalho.

Além disso, outro ponto positivo na educação corporativa é que os materiais complexos e cansativos se tornam mais fáceis de serem assimilados. Com a diversão e experiências vivenciadas nos jogos, os colaboradores se envolvem mais, ficando guardado em sua memória e sendo reforçados nos processos de trabalho.

Aumento da produtividade

Essa metodologia desperta nos colaboradores um sentimento saudável de competição. Por conta da premiação e recompensas, os participantes se empenham mais para chegar à frente e ganhar mais pontos. Isso, juntamente com a capacitação técnica obtida em treinamentos, aumenta a produtividade da equipe. Com todos motivados e aplicando novas ideias, consequentemente produzirão mais e atingirão melhores resultados.

Como implantar a gamificação?

Agora que você já viu quais os benefícios que a gamificação pode trazer, veja como implementar essa metodologia na sua organização.

Identifique o pontos fracos e defina os objetivos

Antes de iniciar a implementação da gamificação, é necessário identificar os pontos que precisam ser trabalhados dentro da organização e da equipe. Faça um diagnóstico do nível de engajamento e o que leva a desmotivação e queda da produtividade dos colaboradores. Desta forma, é possível desenvolver um modelo de gamificação adequado para cada empresa e com objetivos estratégicos.

Crie regras e metas

Para se atingir os objetivos desejados pela organização, é preciso criar metas bem definidas e claras a serem apresentadas aos participantes. Com as regras e metas pré-estabelecidas, os colaboradores ficam cientes do que precisam realizar para se atingir determinado resultado, consequentemente, receber sua bonificação.

Acompanhe os indicadores

É de suma importância que os gestores acompanhem o progresso das atividades e os resultados da gamificação. Por esses indicadores, é possível acompanhar o índice de produtividade, tempo para resolução de problemas e, assim, traçar novas estratégias para o desenvolvimento da equipe.

Feedback

Por fim, o feedback é peça chave em todo processo corporativo. Ele deve acontecer sempre que existir a oportunidade. Com a gamificação, tanto o gestor quanto o colaborador consegue acompanhar os resultados individuais e da equipe em geral. Essa é a hora em que os gestores avaliam e alinham com os colaboradores o que é preciso ser melhorado.

Em um mundo cada vez mais tecnológico e competitivo, com profissionais que desejam crescimento e satisfação no trabalho, manter o engajamento e motivação não é uma tarefa fácil. Desta forma, se torna necessário estar sempre em busca de inovações para tornar o ambiente de trabalho mais atrativo.

Quer saber mais como implementar a gamificação no RH da sua empresa? Consulte um dos nossos especialistas e tire suas dúvidas!

Deixar um comentário