Entenda agora a diferença entre cultura e clima organizacional

2019-05-16T10:46:13-03:0028 março, 2018|Gestão de Pessoas|

Cultura e clima organizacional são elementos cruciais para o sucesso de um negócio, porém, cada um possui suas características e peculiaridades. Ao entendê-las, é possível extrair melhores resultados e beneficiar a empresa. Confira no artigo!

Sem dúvida, a cultura e o clima organizacional influenciam na forma como as pessoas pensam, agem e reagem dentro da empresa, fazendo-as mais ou menos produtivas. Contudo, você compreende a diferença entre esses dois termos tão importantes?

Pensando no assunto, elaboramos este artigo. Nele, você irá descobrir as principais vantagens, conceitos e diferenças entre os termos. Boa leitura!

As vantagens da cultura e do clima na empresa

Primeiro, vejamos as vantagens. Uma cultura adequada influencia na forma como o público interno estabelece suas prioridades diárias. Logo, se a cultura tem foco na satisfação dos clientes, isso é o mais importante e, portanto, tratado prioritariamente.

Ao estabelecer uma cultura adequada, é possível engajar todos os funcionários na busca por determinados objetivos, fazendo-os entregar grandes resultados.

O clima organizacional, por sua vez, garante que se tenha boas relações dentro da empresa e que o ambiente seja propício ao trabalho. Sem um bom clima, é impossível colaborar, estabelecer vínculos ou trabalhar em equipe.

Dessa forma, cultura e clima influenciam no alcance das metas, no desempenho dos funcionários, na percepção de prioridades e no sucesso do empreendimento.

Toda empresa deve ter a Cultura
Organizacional bem definida. A sua tem?

Conceitos de cultura e clima organizacional

Existem muitas definições de cultura organizacional, porém, são complexas e imprecisas. De modo claro, a cultura é o conjunto das crenças, hábitos e valores compartilhados dentro de uma empresa, os quais moldam a forma de pensar, agir e reagir dos seus integrantes.

Imagine a distribuidora de bebidas AmBev, sua cultura é de alto desempenho. Isso significa que este é um valor compartilhado internamente e que todas as ações, mesmo que inconscientemente, caminham rumo a este objetivo. O mesmo ocorre com a Toyota, que dissemina seus valores em torno da qualidade.

Clima organizacional

O clima organizacional é como os colaboradores percebem a qualidade do ambiente interno e como ele influencia o seu comportamento. Para muitos, o clima também é considerado uma “atmosfera” interna que gera uma série de sensações.

Quando o clima é positivo, é comum que as equipes sejam unidas, assíduas ao trabalho e motivadas. Caso contrário, o número de conflitos é maior, assim como a rotatividade de talentos e retrabalhos ao longo do expediente.

Principais diferenças entre cultura e clima

Existem algumas diferenças que podem ser destacadas, porém, as principais referem-se à abrangência e permanência.

A cultura organizacional abrange toda a empresa, fazendo com que os diversos setores e equipes andem na mesma direção — seja em busca da qualidade, alta performance, satisfação do cliente ou o que julgar mais importante.

Toda empresa deve ter a Cultura
Organizacional bem definida. A sua tem?

 

O clima, por sua vez, pode variar muito de acordo com cada equipe ou setor da empresa. É possível que o setor financeiro seja denso e conflituoso, enquanto o setor de vendas seja unido e estável.

Outro ponto está relacionado à permanência. A cultura é muito mais difícil de ser construída, pois depende das diversas relações interpessoais. Desse modo, é muito difícil promover modificações, seja para o bem ou para o mal.

Com o clima organizacional é diferente. É possível que em um mês a “atmosfera” esteja positiva, promovendo bons relacionamentos e colaboração, e no outro, por conta de uma crise econômica, esteja denso e promova conflitos.

Como se pode ver, é nítida a diferença entre cultura e clima organizacional. Todavia, ambos são cruciais para a gestão de pessoas, construção de equipes de alta performance e para o alcance dos objetivos organizacionais.

Gostou do conteúdo? Aproveite para continuar aprendendo. Conheça o que é uma pesquisa de clima organizacional e saiba como ela pode te ajudar para uma gestão de pessoas de sucesso!