Aspiração de Carreira: O que é e qual sua importância

2020-10-13T10:16:59-03:0021 março, 2019|Gestão de Pessoas|

A aspiração de carreira está relacionada ao desejo de realização pessoal. São objetivos e metas estabelecidos como essenciais para que um profissional se mantenha motivado e também engajado com as diretrizes da empresa. 

Ao pensar no seu futuro profissional, quais são as suas aspirações e os desejos? Uma pessoa com aspiração de carreira busca alcançar novos patamares como parte importante de seu projeto de vida.

Esses objetivos não se relacionam apenas ao dinheiro, mas também à realização de planos, de acordo com o desejo de cada um. Alguns pensam em coordenar equipes; outros querem tomar decisões e há, ainda, os que preferem ser especialistas na área em que atuam e resolver diversos problemas.

Conhecer mais sobre o assunto ajuda na estruturação de um RH mais empático e engajador. Entenda melhor neste post!

As pretensões

Toda empresa precisa saber quais são as pretensões de seus colaboradores! Um dos cenários que desmotivam os trabalhadores ocorre quando eles não têm uma expectativa de futuro e de crescimento dentro da empresa. Por isso, é muito importante criar diretrizes claras e transparentes a respeito das possibilidades de crescimento existente nas áreas. A finalidade é de adequar as expectativas ao momento em que se encontra a organização.

Existem diversos tipos de aspirações de carreira que movem as pessoas. Entre elas, podemos citar ter capacitação profissional, ser promovido a um cargo melhor, tornar-se um líder dentro de sua área, abrir o seu próprio negócio, obter sucesso na carreira de forma geral etc.

A necessidade de conhecer os seus colaboradores

Por isso, é muito importante que você conheça muito bem os seus colaboradores, pois uma pessoa pode variar as suas aspirações de acordo com o momento em que vive. Isso varia, principalmente, conforme a idade. Sendo assim, é necessário que a sua empresa abra canais de comunicação sobre as aspirações de carreira. Eles possibilitam ouvir e conhecer melhor os profissionais e seus desejos de crescimento.

Com o passar do tempo, a pessoa vai mudando, amadurecendo e almejando novas coisas, ou seja, as aspirações de um jovem, que começou agora a trabalhar, são diferentes de uma pessoa com certa experiência de mercado. São indivíduos em momentos de vida distintos, que vivem em realidades diferentes. Não há como você trabalhar com esses dois tipos de colaboradores da mesma forma.

O perigo da frustração

Um problema recorrente nas empresas é a frustração, quando a pessoa tem uma aspiração de carreira profissional que não consegue alcançar. Isso só ocorre quando não existe um alinhamento claro entre as expectativas do profissional e as diretrizes da companhia.

É preciso que todos tenham aspirações possíveis, alcançáveis e que se encaixem dentro das diretrizes da empresa. Isso prejudica muito a motivação e o engajamento com a corporação.

O plano de carreira

O plano de carreira é a maneira mais clara e direta de proporcionar aos funcionários uma visão das possibilidades de crescimento dentro da organização. Tal perspectiva é fundamental para o desenvolvimento individual, o engajamento e, até mesmo, a produtividade corporativa. Esse plano traz etapas bem definidas da ascensão profissional, de acordo com as atividades realizadas ou o cargo ocupado no presente.

A estruturação desse plano pode ser individual, ou seja, cada profissional tem as próprias metas e o caminho que será percorrido para alcançar esses objetivos. Porém, as empresas que se preocupam em oferecer essa estrutura internamente adquirem muitos pontos positivos, conseguindo, assim, resultados melhores e até mesmo fortalecendo a sua imagem como empregadora.

Essa transparência ajuda a promover um maior envolvimento das equipes com os processos internos, faz com que os trabalhadores “vistam a camisa” da empresa e ajuda na atração dos talentos mais competentes do mercado, ganhando em qualidade, inovação e prestígio.

As principais vantagens do plano de carreira

A estruturação de um plano de carreira na empresa traz diversos benefícios, que refletem diretamente nos resultados que a organização alcança em produtividade e engajamento. Destacamos aqui os mais importantes.

Aumenta a motivação

Profissionais comprometidos têm a preocupação de crescer profissionalmente, adquirir mais habilidades e, consequentemente, ganhar mais. Ao perceber que, na empresa, há um plano de carreira consistente e confiável, o colaborador tende a ter uma motivação maior na realização das atividades, buscando oferecer a melhor performance possível.

ebook gestão de pessoasPowered by Rock Convert

Essa postura não só traz mais qualidade nas tarefas, mas também influencia a equipe e leva a realização do trabalho a níveis maiores.

Colabora para a retenção de talentos

Uma das maiores preocupações das empresas é a retenção de seus melhores talentos. A facilidade para encontrar novas ofertas de trabalho trazida pela tecnologia faz com que os profissionais possam migrar muito facilmente para a concorrência. Isso traz perda de inteligência e também financeira.

Com a implementação do plano de carreira, os profissionais saberão que têm uma chance real de crescer profissionalmente na empresa em que estão e o que deve ser feito para isso. Essa perspectiva traz a sensação de valorização, o que provoca uma maior retenção de talentos, além do investimento constante na melhoria dos resultados.

Promove o autoconhecimento

Saber quais são os próprios desejos e aspirações é algo importante para direcionar a carreira. Vale lembrar que a satisfação profissional não se limita apenas a uma boa remuneração, mas também está ligada ao sentimento de realização, de fazer algo que traga prazer e que traga identificação com as crenças e os propósitos de cada um.

Com o plano de carreira, o colaborador passa a se perguntar o que quer para os próximos anos e como as oportunidades correspondem a esse desejo. Essa reflexão ajuda a desenvolver o autoconhecimento e é uma característica muito valorizada pelas empresas, afinal, pessoas que têm maior consciência sobre si são mais cientes de seus limites e capacidades.

A construção de um plano de carreira

Para estruturar um plano de carreira eficiente, é indispensável considerar as aspirações de cada um. Ou seja, não basta pensar em algo que seja bom apenas para a empresa, mas é importante considerar os desejos dos funcionários e encontrar um denominador comum entre esses pontos.

Entenda melhor como construir um plano eficiente dentro da sua corporação.

Construa um organograma

O organograma é uma estrutura visual com todos os cargos e a sua distribuição, estabelecendo uma hierarquia entre essas funções. Ele funciona praticamente como um mapa, no qual é possível visualizar as possibilidades internas e as alternativas reais.

Vale lembrar que esse organograma deve trazer os cargos que realmente existem. Fazer uma estruturação ideal ou imaginária pode corromper totalmente os resultados do plano de carreira e frustrar a iniciativa.

Defina o caminho de evolução

Após a determinação de cada cargo, é importante traçar um caminho claro de como alcançar cada nível de crescimento.

A partir daí, o profissional pode buscar individualmente a aquisição das competências necessárias ou conversar com o gestor para obter orientações a partir de um acompanhamento mais próximo, apoiado pela avaliação de desempenho e pela realização de feedbacks.

O importante é que esse organograma deixe claro qual o caminho a ser percorrido para a evolução na carreira, permitindo que os colaboradores possam colocar suas aspirações em prática.

Dentro desse sistema, é importante apontar quais são os resultados a serem alcançados e as habilidades que devem ser desenvolvidas. Algumas organizações também determinam o tempo mínimo de empresa para cada cargo, fazendo com que profissionais mais experientes e imersos na cultura corporativa alcancem hierarquias mais altas.

Incentive os profissionais

Um plano de carreira bem-sucedido leva em consideração as ambições dos colaboradores. Essa relação deve ser recíproca e promover a realização pessoal, provocando o engajamento de cada um.

Por isso, é essencial estimular os profissionais, por meio de ações simples que mostrem o envolvimento da empresa com o crescimento de cada um. Algumas das sugestões para isso são:

Esses fatores ajudam a dar um estímulo diário, fazendo com que os profissionais consigam alinhar as suas aspirações com as possibilidades internas e apresentar bons resultados.

A Plataforma SER

Saber quais são as aspirações de carreira que seus colaboradores têm é algo muito simples. Essa é uma informação que é possível obter por meio de relatórios individuais, por exemplo. É importante também prever o índice de turnover por meio de questionários e avaliações que consigam identificar a possível “fuga” de talentos.

Na plataforma, é viável inserir, de forma ágil, fácil e constante, as principais intenções do profissional em relação à sua carreira. Portanto, a empresa consegue ter acesso às informações e traçar planos de carreira personalizados para cada profissional e/ou cargo-chave.

Tudo isso é possível por meio da Plataforma SER, que funciona como um canal de abertura entre empresa e funcionário, de maneira muito simples. A plataforma de gestão de pessoas facilita para que colaboradores e gestores avaliem, em tempo real, projetos, reuniões, atitudes e atividades no trabalho.

Ficou claro o que é a aspiração de carreira, a sua importância e como a empresa pode participar ativamente para fomentar esse desejo de crescimento? Quando há o alinhamento entre as expectativas dos colaboradores e a realidade da empresa, encontramos equipes motivadas e que trabalham ativamente para um desenvolvimento cada vez maior.

Se este conteúdo foi útil para você, curta a nossa página no Facebook e acompanhe as novas postagens!