Veja agora 5 vantagens da avaliação 360

2019-05-16T10:50:44-03:0026 março, 2018|Melhores Práticas|

Avaliar o desempenho dos profissionais e equipes é uma premissa para a liderança de pessoas, pois assim é possível verificar pontos fortes e fracos, bem como otimizá-los. Nesse artigo, você vai entender as vantagens da avaliação 360. Confira!

A avaliação 360 graus é uma das principais formas de diagnosticar o empenho e o nível de entrega dos profissionais. Diferente dos outros modelos de avaliação, oferece uma visão muito mais sistêmica, séria e profunda dos empregados.

Nessa avaliação, conta-se com o feedback não apenas do líder do profissional avaliado, mas de uma série de pessoas ao seu redor — colegas de trabalho, subordinados, supervisores, fornecedores e até os clientes finais.

Sabemos da importância do assunto, então criamos um artigo para você. Continue a leitura e entenda 5 vantagens da avaliação 360 para a empresa. Boa leitura!

1. Visão sistêmica dos atuais empregados

A avaliação em 360 oferece uma visão muito mais abrangente dos empregados, sob diversos pontos de vista. Logo, é possível entender seus erros e acertos, pontos fortes e fracos, competências e incompetências.

Aprenda passo a passo a escolher um
Modelo de avaliação e como implantá-lo!

ebook_desempenho
cta_baixe_ebook_gratis_azul

Em seguida, pode-se construir um plano de desenvolvimento individual muito mais realista, considerando as competências que devem ser adquiridas e metas que devem ser atingidas pelo profissional. Assim, ótimos resultados serão obtidos.

2. Não depende de um único ponto de vista

Avaliar um profissional considerando apenas a visão do seu superior ou de um colega de trabalho é um erro, pois o resultado pode ser distorcido. Caso a relação entre o avaliado e avaliador não seja boa, dificilmente terá um feedback condizente com a realidade. O mesmo acontece se a relação for boa demais. Na avaliação 360, com diversos pontos de vista, esse problema é nulo.

3. Oferta de feedback holístico e redução pontos cegos

Sem dúvida, um bom feedback é o ponto de partida para o aprimoramento de certas habilidades e atitudes. O problema é que, sem uma avaliação consistente, o feedback será vago, deixando de explorar o que deveria. O maior prejudicado será o próprio empregado, que continuará com os mesmos pontos cegos.

4. Promove a busca pela melhoria do desempenho

São muitos os profissionais que desejam se aprimorar, adquirir novas competências e entregar melhores resultados para a organização. Todavia, não sabem exatamente por onde começar, afinal, nunca foram devidamente avaliados.

Aprenda passo a passo a escolher um
Modelo de avaliação e como implantá-lo!

ebook_desempenho
cta_baixe_ebook_gratis_azul

A avaliação 360 permite que o profissional também tenha uma visão completa de si mesmo, empoderando-o para que busque a melhoria do seu desempenho. Logo, pode entregar maiores resultados para a organização em geral.

5. Ajuda nas decisões mais complexas

A avaliação de desempenho é a base para muitas decisões importantes, tais como: quem será promovido, demitido, transferido, treinado ou advertido. A avaliação 360, por ser mais completa, ajuda na tomada de decisão certeira, que beneficie a empresa, os outros empregados e a própria gestão de pessoas.

Como se pode ver, é realmente importante investir na avaliação 360. Contudo, é preciso contar com a ajuda da tecnologia. Na atualidade, existem softwares que proporcionam uma análise muito mais ágil, segura e completa dos profissionais. Assim, é preciso modernizar o RH, garantindo que esteja na vanguarda do mercado.

Agora você entende a importância da avaliação 360? Aproveite para compartilhar suas dúvidas, sugestões ou elogios. Deixe seu comentário no artigo!